As análises preditivas são essenciais para as empresas preverem oportunidades, riscos e potenciais de negócios. Contudo, sistemas comuns já não dão conta do grande volume de dados produzidos atualmente, que é proveniente não só de soluções virtuais, mas de sensores, câmeras e outros equipamentos graças à Internet das Coisas (IoT).

Para processar esse conteúdo todo e produzir estimativas mais precisas, é vital contar com uma solução de Big Data. Aliás, ele se tornou tão importante atualmente que já movimenta dezenas de bilhões de dólares, podendo chegar a US$ 72 bilhões até 2020.

Com o Big Data, processos como identificação de padrões, criação de estatísticas e mapeamento de tendências são otimizados, proporcionando maior eficiência e rentabilidade ao negócio. O resultado é a obtenção de dados de maior qualidade para a tomada de decisão dos gestores.

Além disso, há outras vantagens do uso de Big Data em análises preditivas. Continue a leitura e conheça as 4 principais!

1. Dados mais precisos para análises preditivas

Uma solução Big Data Analytics gera informações mais precisas para as análises preditivas. Isso porque essa ferramenta realiza um trabalho analítico e inteligente de um montante grande de dados, estruturados ou não-estruturados.

Ela é capaz de cruzar conteúdo tanto do ambiente interno quanto do ambiente externo de uma empresa em um curto espaço de tempo. Para isso, pode usar como fonte:

  • relatórios da empresa;

  • pesquisas de satisfação com os consumidores;

  • estatísticas de processos e indicadores de desempenho do negócio;

  • materiais de mídias e redes sociais;

  • e-mails corporativos;

  • ferramenta de Business Intelligence (BI);

  • bases de dados de diversas operações, como cadastros de consumidores, de cartões, de programas de fidelidade etc.

2. Alta capacidade de processamento e análise de dados

Soluções inteligentes de Big Data contam com alta capacidade de processamento e análise de dados, permitindo, por exemplo, a avaliação da concorrência. Dessa forma, você poderá compreender movimentos de consumo de um nicho ou público que é atendido pelos seus concorrentes.

Esses sistemas ainda podem indicar caminhos melhores do que os tomados pelos outros competidores do seu segmento, possibilitando ganhar mercado e aumentar seus resultados.

Será possível identificar, por exemplo, quando é melhor realizar uma promoção — ou seja, em que momento há uma maior tendência de busca pelos seus produtos/serviços. Ou, ao contrário, quando houver queda na procura. Afinal, a promoção também pode ajudar a manter as vendas nesse momento.

3. Transformar dados históricos em capacidade de previsão

Se você tiver muitos históricos de vendas, de faturamento, de épocas de sazonalidade etc., uma solução de Big Data poderá usar os dados dessas fontes para realizar previsões mais acertadas sobre o futuro.

Dessa forma, o sistema contribui com os gestores da empresa para que eles possam melhor gerir estoques, campanhas e compras de insumos, entre outras ações.

4. Mais agilidade para identificar padrões recorrentes

Uma solução Big Data Analytics ajuda a identificar padrões de consumo ou de comportamento que apontem para novas tendências, oportunidades de negócios ou mesmo riscos.

Você poderá identificar perfis de determinados públicos (com base em região, idade, poder aquisitivo etc.), o que possibilita customizar produtos e serviços para atendê-los.

Também conseguirá verificar padrões que indicam atividade fraudulenta, especialmente em operações que envolvam crédito e pagamento a prazo. Ao juntar diferentes métodos com as análises preditivas — entre eles, detecção de anomalias e link analytics —, será possível prevenir que sua empresa caia em golpes.

Viu só como o Big Data vai revolucionar a sua gestão? Mas, para finalizar, é preciso enfatizar que a sua maior vantagem está na entrega de informações que podem otimizar o processo de tomada de decisão graças a análises preditivas mais precisas. Com isso, seu negócio torna-se mais eficiente, reduz custos e ainda pode elevar sua produtividade.

Powered by Rock Convert

Agora que você já conhece a importância do Big Data para as análises preditivas, aproveite para descobrir também os benefícios de outra importante tecnologia para sua empresa: o Machine Learning!

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário