O uso da análise de dados para tomada de decisão tem se disseminado ao longo dos últimos anos como forma de otimizar processos de investimentos, planejamento e estruturação de negócios. A prática foi formulada para reduzir o número de erros que ocorrem após a companhia adotar uma estratégia, além de melhorar o nível de confiabilidade das escolhas feitas pelo gestor.

Com o apoio de soluções de Big Data e Business Intelligence, a análise de dados para tomada de decisão passou a um novo nível. Ela consegue, agora, cruzar um número muito maior de informações. Assim, o gestor garante que as suas escolhas serão adequadas e capazes de orientar o negócio a atingir os seus objetivos.

Quer saber mais sobre o tema? Então, veja abaixo como a análise de dados está revolucionando o ambiente corporativo!

Como integrar a análise de dados à tomada de decisões?

A integração de uma rotina de análise de dados aos processos de tomada de decisões é algo fundamental para colocar a companhia à frente de seus concorrentes. Quando as escolhas que os gestores tomam estão pautadas por dados, fica mais fácil evitar riscos desnecessários, maximizar lucros e trazer maior retorno para investimentos.

Em outras palavras, o planejamento deixará de utilizar da intuição do líder e começará a ser pautado por informações precisas do mercado. Tendências, o perfil do consumidor e o histórico de vendas da empresa entrarão em cena, auxiliando gestores a serem mais eficazes e capazes de trazer mais receitas para a empresa a médio e longo prazo.

Quais os benefícios da análise de dados para tomada de decisão?

Utilizar a análise de dados no seu processo de tomada de decisão permite que o negócio aproveite uma série de benefícios. Confira os principais a seguir!

Maior consenso

Decisões estruturadas geram menos conflitos no ambiente corporativo. Ou seja, quando o líder faz uma escolha com uma boa base, há menos contestação e mais engajamento dos times.

Por esse motivo, a análise de dados deve ser vista, também, como uma forma de criar consenso no ambiente corporativo. A companhia saberá escolher como estruturar o seu planejamento de um modo mais simples, em que todos consigam visualizar os objetivos em comum facilmente. Assim, as equipes gastarão mais recursos com a produção de resultados.

Alto engajamento

O engajamento dos times é um dos principais pontos-chave para uma empresa ser mais competitiva. Quando os profissionais atuam sem motivação, a produtividade cai, os erros aumentam e a qualidade dos serviços é deteriorada.

Por outro lado, se as escolhas dos gestores são pautadas por bons fundamentos, fica mais fácil para a equipe executar um trabalho de qualidade. As motivações da empresa serão claras e melhor definidas. Assim, todos saberão como evitar falhas e maximizar a sua performance em busca de um objetivo comum.

Menores riscos

Toda empresa trabalha com uma margem de riscos para as suas ações. Saber evitar que ela seja ultrapassada é fundamental para que o negócio otimize o seu fluxo operacional e previna situações que levem a prejuízos.

Powered by Rock Convert

Nesse sentido, uma boa análise de informações é crucial para impedir que o empreendimento tome riscos para os quais não está preparado. Ao avaliar um investimento, por exemplo, a empresa sempre escolherá aquele com maior retorno em potencial. Dessa maneira, prejuízos são evitados.

Mais retorno sobre investimentos

A análise de dados dá ao gestor a capacidade de identificar todos os pontos que envolvem um investimento. Assim, ele conseguirá um retorno mais elevado. Mesmo que o valor pago inicialmente seja mais alto, o custo-benefício da escolha será o máximo possível a médio e longo prazo.

O que fazer para ter um bom processo de análise de dados?

Para estruturar uma boa rotina de análise de informações, alguns cuidados devem ser tomados. Eles permitem que o negócio execute um processo alinhado com os seus objetivos de médio e longo prazo.

Veja, a seguir, os quatro pontos fundamentais de uma boa análise.

Tenha dados diversificados

A diversidade das informações permite que a empresa tenha uma visão mais abrangente sobre as suas possibilidades. Sendo assim, sempre faça uma coleta ampla, que seja capaz de encontrar o máximo de registros úteis ao empreendimento. Dessa forma, os seus resultados serão otimizados e inovadores.

Saiba utilizar as tecnologias corretas

Para auxiliar na filtragem das informações e eliminar possíveis ruídos, o gestor deve contar com as tecnologias mais funcionais para os processos de análise de dados. Isso envolve soluções de Big Data e Business Intelligence.

Essas ferramentas são formuladas para encontrar, classificar, processar e demonstrar insights — de modo inteligente e prático — a partir de um grande conjunto de informações. Isso auxilia o gestor a optar por um caminho mais eficiente e capaz de atender às suas demandas.

Apresente objetivos claros

Para ter uma orientação clara sobre como todos os processos de coleta, análise e processamento de informações serão executados, também é importante apresentar objetivos claros. Saber exatamente o que se busca com a análise permite que o gestor poupe recursos, melhore suas escolhas e aproveite ao máximo os registros disponíveis.

Os gestores tomam decisões todos os dias. O modo como essas escolhas estão estruturadas e o seu impacto, nesse sentido, influenciam diretamente nas receitas que o negócio terá. Se bem-feitas, colocam a empresa em uma posição de destaque no mercado. Caso contrário, podem reduzir a capacidade de uma companhia realizar negócios.

Justamente por isso, é importante que a intuição não faça parte das escolhas do gestor. A boa decisão é aquela que é baseada em um conjunto de dados robustos, que auxiliam o profissional a visualizar todos os cenários possíveis e encontrar o caminho mais alinhado às demandas do negócio.

Por fim, sempre tenha uma boa orientação ao utilizar a análise de dados para tomada de decisão. Dessa forma, os times de trabalho conseguirão identificar as melhores formas de atingir os objetivos esperados pelo empreendimento sem que riscos excessivos sejam tomados.

Gostou das dicas do post? Então, aproveite para assinar agora mesmo a nossa newsletter e receber outras novidades do blog diretamente em sua caixa de entrada!

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário