A automação empresarial tem revolucionado o mundo dos negócios. Esse movimento faz parte de um cenário mais amplo e chamado de Transformação Digital.

De acordo com o novo paradigma, as máquinas assumirão uma parcela das tarefas corporativas com a finalidade de torná-las mais baratas e eficientes. Afinal, não é necessário destacar um colaborador para atividades simples e banais, como preenchimento de cadastros, cálculos de métricas, transcrição de planilhas etc.

Por essa razão, muitas empresas já vêm investindo em soluções automatizadas para atender às demandas de um mercado cada vez mais competitivo. Como elas aumentam a produtividade e reduzem os custos, têm se tornado a opção favorita do empresariado.

Se você quer entender melhor esse cenário, não deixe de ler o nosso artigo até o final!

Maior eficiência

eficiência é um daqueles conceitos vagos que muitos conhecem, mas não sabem do que se trata exatamente. Então, por definição, ela descreve o tempo, o esforço e o custo aplicados na conclusão de uma tarefa. Ou seja: qualquer melhoria em uma dessas variáveis já impulsiona a eficiência de um processo.

No entanto, a automação é capaz de favorecer todas as três. Isso porque o tempo para a conclusão de uma tarefa diminui bastante. Antigamente, por exemplo, era preciso que um funcionário integrasse duas plataformas digitais diferentes. Portanto, ele copiava manualmente os resultados encontrados no software do caixa para o sistema de gestão financeira.

O esforço para completá-las também é reduzido, visto que as ferramentas de automação não cansam nem se esgotam. Por fim, em termos de economia de recursos, há uma menor necessidade de retrabalho e maior economia. Muitas vezes, são necessários vários funcionários para executar uma tarefa que um computador resolve sozinho.

Modernização

O futuro inevitavelmente chegará para todas as empresas — e você perderá muita vantagem competitiva caso seja sempre um dos últimos a mudar. Hoje em dia, estamos vivendo em pleno paradigma da Transformação Digital, o que quer dizer que tecnologias como automação, Inteligência Artificial e Internet das Coisas serão o padrão nos próximos anos (e não uma opção).

Portanto, quando você “adianta o futuro”, isso se torna um diferencial: os clientes vão adorar conhecer suas novas plataformas. Atualmente, ser parceiro de uma empresa high-tech agrega valor ao negócio.

Redução de custos

Imagine uma ferramenta que diminua os erros, execute mais tarefas em menos tempo, não faça pausas e, ainda, não cobre salário para trabalhar. Trata-se do sonho de qualquer empreendedor, certo?

É justamente isso que a automação entrega. Uma máquina não tem muitos limites — exceto a própria capacidade de processamento — e pode trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, sem errar.

Além disso, o custo mínimo de um colaborador em tempo integral é de cerca de 1.200 reais. Com os softwares de automação, porém, você provavelmente não pagará mais do que 100 reais em uma assinatura.

Aumento da segurança

Normalmente, quando as empresas digitalizam algum processo, a primeira preocupação é com a segurança. Elas acreditam que todo software é vulnerável a hackers, mas a realidade é bem diferente.

A maioria dos sistemas e plataformas de automação empresarial conta com ferramentas avançadas de segurança virtual. Eles não são o alvo preferencial dos piratas digitais, a menos que a empresa seja grande e contenha muitos segredos importantes.

Powered by Rock Convert

Otimização do tempo

A maioria das tarefas manuais leva tempo para ser executada, pois depende das limitações físicas dos seres humanos. Além de ser mais propensa a erros (o que gera necessidade de refações demoradas), a nossa mente tem uma dificuldade natural de realizar atividades repetitivas com um alto padrão de qualidade por muito tempo. Assim, várias pausas devem ser feitas.

Por outro lado, a automação ajuda a reduzir o número de tarefas manuais, como transcrição de dados entre planilhas. Consequentemente, os funcionários responsáveis por elas podem ser transferidos para atividades que agreguem mais valor ao negócio, pois exigem inteligência e criatividade.

Assim, a empresa se torna mais inovadora e seus funcionários ficam cada vez mais motivados, uma vez que se sentem valorizados. Portanto, além de permitir que o negócio produza mais em menos tempo, a automação traz benefícios adicionais.

Possibilidade de padronização

Manter a padronização com a mão de obra humana pode ser uma tarefa árdua. Afinal, por mais que a gestão prepare documentos e fluxogramas para manter a uniformidade, há sempre alguns funcionários que acabam fugindo do script. Eles são capazes de interpretar o que estão fazendo, questionar ordens ou simplesmente escolher não segui-las.

O software de automação, por sua vez, simplesmente executa o código para o qual foi programado. Ele não tem a opção de questionar (ainda não, pelo menos).

Automação de cadastros

A automação de cadastros é outra funcionalidade importantíssima da automação empresarial. Primeiramente, ela elimina a atualização manual dos dados dos clientes. O software dotado de aprendizado de máquina é capaz de aprender a extrair informações dos bancos de dados de outras aplicações que rodam nos sistemas da sua empresa.

Caso o cliente atualize o endereço durante a emissão de uma nota fiscal, haverá uma integração em tempo real com os outros cadastros, por exemplo. A automação também será crucial para melhorar a mineração de dados, isto é, a busca por padrões e correlações nas informações armazenadas nos bancos de dados do seu negócio.

Assim, a ferramenta de aprendizado de máquina faz uma varredura de todos os dados presentes nos cadastros em poucos segundos e gera informações estratégicas para serem utilizadas nas tomadas de decisões empresariais.

Maior produtividade

Com todos os motivos explicados acima, fica fácil entender por que a produtividade aumenta. Mas há um detalhe que poucos exploram: o rendimento da máquina não depende da sua satisfação. Hoje, para manter funcionários a um alto nível de trabalho, é preciso investir bastante em salários elevados, benefícios, ambiente de trabalho etc.

Obviamente, todos esses cuidados são muito importantes. No entanto, para as tarefas mais simples e repetitivas, trata-se um investimento ruim.

Então, em vez de gastar para manter colaboradores altamente motivados em tarefas banais, como preenchimento de planilhas, você poderá investir em vantagens para eles nas atividades mais complexas. Assim, a equipe terá uma alta produtividade em processos diretamente relacionados aos produtos ou serviços oferecidos ao público. Essa é uma forma inteligente de alocar recursos.

Portanto, sem a automação empresarial, uma empresa tende a perder cada vez mais espaço no mercado, até se tornar completamente irrelevante. Hoje em dia, investir em tecnologia não é mais uma opção, mas sim uma questão de sobrevivência.

Se você ainda é resistente a essa tendência, em breve ficará fascinado pelas vantagens que são proporcionadas. Durante muito tempo, a produtividade empresarial foi travada pela limitação do trabalho humano, mas toda essa potência está prestes a ser liberada. Então, não seja o último a colher os benefícios da automação.

E então, você tem alguma experiência que demonstra a importância prática da automação empresarial? Ficou com dúvidas em relação a seus benefícios? Não se esqueça de deixar um comentário neste artigo!

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário