Soluções estratégicas aliadas à tecnologia são as armas de grandes empresas na hora de buscar resultados rápidos e com melhor custo-benefício. Nesse contexto, uma ferramenta vem se destacando cada vez mais: os chatbots.

De forma bem resumida, eles podem ser utilizados para revolucionar todo o atendimento e comunicação, interna e externa, da sua empresa. Quer saber mais sobre o que são chatbots e como isso tudo pode acontecer? Acompanhe este post para saber:

O que são chatbots?

Chatbots são softwares que, fazendo uso da inteligência artificial, podem interagir com o usuário por meio de interfaces de bate-papo no site da empresa ou mesmo em redes sociais.

Essa tecnologia pode ser integrada aos diversos canais de atendimento da organização, padronizando a experiência do usuário independente do canal que ele utilize — o que, consequentemente, proporciona consistência à imagem da empresa. Além disso, ela atende as dúvidas de forma mais rápida e eficiente e propõe soluções coerentes, pois há um único banco de dados para atender todos os canais.

É preciso entender que várias tarefas e problemas podem ser resolvidos por meio de perguntas e respostas. Utilizando essa tecnologia, colaboradores e clientes têm acesso as informações que desejam de forma imediata, sem o tempo de espera ou a necessidade de disponibilidade de uma pessoa para respondê-los.

De forma simples, podemos dizer que é um sistema utilizado para interagir com o usuário de forma autônoma através de um chat, facilitando a comunicação da empresa tanto interna quanto externamente.

Como funciona essa ferramenta?

Os chatbots usam uma tecnologia chamada de NPL (Natural Language Processing), que, por meio da inteligência artificial, proporciona uma interação bem próxima ao natural, extraindo significado de frases escritas ou faladas pelo usuário.

A inteligência artificial também tem o papel de fomentar o aprendizado de máquina (machine learning), utilizando dados acumulados em atendimentos anteriores e encontrando soluções e insights de forma automática. Em linhas gerais, eles são capazes de fazer cruzamento de dados e criar modelos analíticos, bem como fazer correlações automaticamente buscando informações em atendimentos anteriores.

Powered by Rock Convert

Como pode ser utilizado na sua empresa?

Qualquer processo padronizado que envolva interação humana dentro de uma empresa pode ser automatizado utilizando essa tecnologia. Como aplicação prática, os chatbots podem fornecer suporte a campanhas de marketing, atualizar cadastro de clientes e fornecedores, realizar pesquisas de satisfação, automatizar processos de cobrança e dar suporte a atividades internas da organização.

Quais os benefícios de adotar o uso de chatbots?

Você já deve estar se perguntando como essa ferramenta pode beneficiar sua empresa, certo? Então acompanhe abaixo alguns motivos para investir nessa tecnologia:

Automação de atendimento

Como vimos, a principal função do chatbot é automatizar os atendimentos de forma eficaz, propondo soluções de forma rápida.

Tempo é quase um artigo de luxo nos dias atuais. Por esse motivo, clientes e colaboradores se sentem muito mais satisfeitos ao serem atendidos por chatbots, tendo as dúvidas resolvidas de forma quase imediata.

Aumento da satisfação do cliente

O chatbot melhora consideravelmente a experiência do usuário, pois, além de esclarecer duvidas e solucionar problemas dos clientes, ele é capaz de reconhecer o histórico de atendimentos e compras, personalizando o atendimento de acordo com os interesses do usuário.

Redução de custos

A adoção dessa tecnologia reduz consideravelmente os gastos com atendentes, visto que diminuem o número de ligações nos call centers e a necessidade de inúmeras pessoas online realizando o suporte de atendimento pela internet.

Otimização de tempo

Como são ferramentas tecnológicas, eles estão disponíveis para interagir com seus clientes e colaboradores 24 horas por dia — e sem fila de espera.

Como utilizar esse recurso de maneira correta?

Um bom planejamento, claro, é fundamental. Defina inicialmente quais os objetivos do seu chatbot, qual público ele atenderá e quais suas funções dentro da sua empresa. É preciso, também, determinar um fluxo de mensagens para cada situação, assim levando excelência à experiência do usuário.

Como vimos, os chatbots poderão ajudar seu negócio de diversas formas e trazer vantagens expressivas. Quer ficar por dentro de mais soluções como essa? Curta nossa página no Facebook e confira nossos posts!

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário