Se você deseja aumentar a produtividade do seu time de colaboradores, a primeira coisa a fazer é investir em boas práticas de gestão. Também é possível, por meio delas, motivar todos os envolvidos a conseguirem outros resultados positivos, como elevação da eficiência, redução de custos e diminuição de problemas operacionais.

Para ajudar você a conquistar esses propósitos, separamos uma lista com algumas ações que contribuem para um bom gerenciamento de equipe. Não deixe de conferir!

Definir metas para os colaboradores

É importante estabelecer metas coletivas e individuais para os seus liderados. Isso ajuda a avaliar o desempenho deles e também permite que os profissionais analisem suas próprias ações, à procura de pontos a melhorar.

Além do mais, as metas passam a funcionar como “nortes”, ou seja, propósitos a serem perseguidos e que, quando atingidos, podem indicar que os colaboradores estão trabalhando de maneira adequada. No entanto, lembre-se de definir objetivos realistas, que realmente possam ser alcançados, para não frustrar e desmotivar sua equipe.

Otimizar os processos

Organizar e estruturar os fluxos de trabalho, em busca da eliminação de gargalos, da agilidade na troca de informações e do cumprimento dos cronogramas, é essencial.

Para otimizar processos, você pode adotar indicadores de desempenho e, assim, descobrir o que deve ser aprimorado. Há metodologias que também ajudam nisso, como o Ciclo PDCA, que suporta o controle e a melhoria contínua, contribuindo para o trabalho dos gestores.

Fornecer infraestrutura adequada

Para seus funcionários terem bons níveis de produtividade, é fundamental que eles recebam o apoio estrutural necessário para desempenharem suas atividades, isto é, uma infraestrutura condizente com as atribuições delegadas. De outro modo, dificilmente conseguirão manter ritmos de trabalho positivos, tampouco aumentar suas performances.

Powered by Rock Convert

Imagine chegar à empresa em um dia de calor e ter de trabalhar em um ambiente quente, com pouca refrigeração e ventilação. Dificilmente será possível exercer suas atribuições de maneira concentrada e tranquila, não é mesmo?

Também é preciso contar com tecnologia moderna e adequada para a execução de atividades. Por exemplo, utilizar computadores antigos não só torna lenta a condução das tarefas, como traz muitos riscos de falhas que podem comprometer dados e processos, gerando retrabalho e queda na produtividade.

Por outro lado, investir em equipamentos eficientes e atualizados contribui para os trabalhadores conduzirem suas rotinas com maior eficiência, além de colaborar para que tomem decisões com maior embasamento tecnológico.

Realizar reuniões regulares e pontuais

Promover encontros periódicos é importante para a definição de metas, a troca de experiências e o planejamento de atividades em equipe. Porém, é preciso evitar excessos de reuniões, pois elas tomam tempo do expediente e podem impactar na produtividade.

Durante os encontros, é importante fomentar a troca de feedbacks positivos e negativos entre colegas e entre líderes e liderados. Isso possibilita aos colaboradores saberem em que pontos estão acertando e o que falta para melhorarem. Porém, é preciso equilíbrio, no intuito de evitar que a quantidade de críticas negativas seja muito elevada.

Oferecer oportunidades de desenvolvimento

Proporcione atividades, como cursos, treinamentos, capacitações, entre outras ações de troca de conhecimentos, presenciais e a distância (via tecnologia), para a sua equipe. Dessa forma, os colaboradores conseguirão melhorar competências e habilidades, o que poderá refletir em suas atividades, por meio do ganho de performance.

Se você deseja aumentar a produtividade de sua equipe, é necessário trazê-la para perto, buscando ouvir o que o time tem a dizer para, a partir dessa base, manter uma boa gestão. Além disso, empregar as dicas acima em conjunto eleva as chances de melhorar o desempenho global, ou seja, dos liderados, dos gestores e da empresa.

Quer mais dicas para aumentar a produtividade do seu time, aprimorar a gerência corporativa ou otimizar os resultados organizacionais? Assine a newsletter e receba avisos de nossos próximos posts em seu e-mail!

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário