Márcio é diretor de negócios de uma indústria. Ele trabalha estrategicamente e busca realocar recursos conforme as necessidades da empresa. Já percebeu a importância das novas tecnologias para reduzir custos e identificar tendências, mas ainda tem dificuldades em obter informações derivadas da TI.

Por isso, tem pensado em contratar uma consultoria Big Data.

A ideia dessa prática é aproveitar as oportunidades que a ferramenta oferece para manter e aperfeiçoar a estrutura de dados da organização. Ao fazer isso, descobre insights valiosos para abordar os consumidores, encontra novas linhas de negócios e tem a chance de alavancar os resultados da empresa. Tudo isso com a ajuda de um especialista.

Para entender melhor como esse trabalho acontece, explicamos neste post como funciona a consultoria para Big Data. Também explicamos sua relevância e como escolher a empresa ideal para ajudar seu negócio nessa empreitada. Confira!

O que é a consultoria em Big Data?

O Big Data é uma ferramenta de negócio que permite coletar um grande volume de dados estruturados ou não. A partir desse processo, é possível obter insights valiosos e importantes, que ajudam a criar estratégias adequadas de vendas e marketing para alavancar os resultados.

Apesar dessa ferramenta, muitas empresas têm dificuldade de lidar com esses dados. Foi por isso que surgiu a consultoria nessa área. O propósito foi encarar o Big Data como uma evolução do Business Intelligence e do data warehousing. 

Junto ao analytics, o consultor consegue identificar o cenário em que o negócio está inserido e encontrar vantagens competitivas para explorá-las. Desse modo, é construída uma estratégia que foca o desenvolvimento das capacidades necessárias para o sucesso do negócio, a fim de atingir seu potencial máximo.

É importante reforçar que, mesmo com as técnicas avançadas do Big Data Analytics, somente 4% das empresas conseguem alcançar o nível mais elevado de focar dados, pessoas, ferramentas e estratégias. A consultoria permite, portanto, reverter esse cenário e melhorá-lo.

Como funciona esse serviço?

A consultoria de Big Data é uma ferramenta de apoio estratégico. O trabalho executado é inteligente e analítico porque envolve a manipulação de um grande volume de dados, que devem ser comparados e cruzados para chegar à interpretação adequada para o contexto corporativo.

Basicamente, o trabalho está embasado em três vieses:

  • gestão de dados: voltada ao entendimento, que abrange a integração, a manipulação, a qualificação e a preparação;
  • modelagem analítica: envolve os conhecimentos analíticos, como algoritmos e data mining, interpretação de dados, elaboração de diagnósticos e atendimento aos requisitos do negócio;
  • objetivos organizacionais: garante o foco no mundo corporativo e suas estratégias, restrições, metas, tomadas de decisão e comunicações de resultados.

Para entender como a consultoria funciona na prática, veja alguns exemplos. No setor comercial, essa abordagem ajuda a gerir as ações pertinentes — os leads, os pipelines e o funil de vendas completo. No financeiro, as informações relevantes são visualizadas e o gestor obtém dados rápidos para tomar decisões críticas acertadas.

Na tecnologia, os projetos são acompanhados e é possível visualizar dados de infraestrutura, inclusive para gerenciar os dispositivos. Por fim, o marketing usa os insights para criar campanhas direcionadas a partir das informações inteligentes sobre tendências.

Quando é importante contratar uma consultoria de Big Data?

Esse serviço pretende desenvolver estratégias que tornem os ativos corporativos em estratégia competitiva. Para chegar a esse patamar, o consultor precisa ser especializado e ter conhecimentos variados, que vão de estatística e aplicação matemática à ciência da computação.

A partir desse entendimento, ele diagnostica o contexto da empresa e define quais medidas são necessárias. Nesse contexto, as etapas realizadas são as seguintes:

  • análise inicial: é criado um scorecard para saber em que nível de Big Data sua empresa está;
  • execução do projeto: é a etapa principal, na qual são realizados cálculos e levantamentos necessários para suprir a demanda do seu negócio;
  • entrega de relatórios: é a fase de conclusão do projeto, que conta com um documento detalhado. Nele estão elementos visuais e gráficos que indicam o contexto dos dados.

Quais são os benefícios que esse serviço traz para a empresa?

A contribuição de um profissional especializado garante que o trabalho com o Big Data será realizado de maneira precisa. Por isso, a possibilidade de ter um grande volume de informações e não saber o que fazer com elas deixa de existir.

Além de auxiliar na interpretação, o consultor também traz outras vantagens ao negócio, como:

  • simplificação dos processos pela criação e consumo de uma base de dados inteligente e segura, com mecanismos de interpretação integrados;
  • previsão e automação dos resultados de negócios, com a consequente tomada de decisão inteligente;
  • identificação e aplicação de tecnologias conforme as necessidades específicas do setor de atuação da sua empresa.

Entre os principais objetivos desse profissional estão:

  • elaborar estratégias de analytics avançadas, que tornem as capacidades analíticas e os ativos em diferenciais;
  • implementar os insights obtidos no processo decisório para aumentar a eficiência e a eficácia operacionais, assim como testar os resultados da experiência do consumidor com o propósito de atingir o máximo impacto;
  • construir uma organização avançada, que incorpora as características necessárias para executar as estratégias consistentes ao mesmo tempo que os problemas diários são solucionados.

Esses três propósitos são a justificativa para a contratação da consultoria em Big Data. Ela é necessária sempre que o objetivo é aprimorar a gestão do negócio e identificar tendências.

Para ter uma ideia, com esse serviço, as decisões são mais frequentemente embasadas em dados em 53% dos casos. Elas também são decididas com mais agilidade em 41% das situações e são executadas conforme o esperado em 47% dos acontecimentos.

Como escolher uma empresa de consultoria para Big Data?

Na hora de escolher a melhor empresa de consultoria para o seu negócio, vários quesitos devem ser considerados. É preciso ter em mente que o principal objetivo é automatizar a tomada de decisão. Afinal, se o Big Data oferecerá dados relevantes e o consultor ajudará a interpretá-los, o intuito é definir sempre o melhor caminho.

Por isso, é essencial que a consultoria seja sólida e conheça o segmento de atuação da sua empresa. O ideal é contar com cientistas e engenheiros de dados e softwares, além de consultores capacitados para solucionar problemas relevantes.

Mais que isso, vale a pena contar com quatro níveis de atuação:

  • previsão de vendas para tornar a receita previsível e contribuir para o planejamento;
  • segmentação de lojas e clientes para compreender o comportamento e oferecer um serviço personalizado;
  • estratégia de pricing para reagir à concorrência em tempo real e atualizar os preços de produtos e serviços para ser mais competitivo;
  • customização de problemas, a partir das suas demandas internas.

Assim, ao contar com a consultoria em Big Data, você garante que sua empresa tenha um crescimento sustentável e embasado em tomadas de decisões acertadas. A consequência é a melhoria dos resultados e o aumento da satisfação dos clientes.

Agora que você entendeu como o serviço funciona, é isso que você quer para sua empresa? Entre em contato com a BelugaDB e veja como nossos serviços ajudarão seu negócio a alcançar o sucesso!

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário