Em um mundo onde a tecnologia encontra-se em crescente evolução, é essencial utilizá-la a favor do desenvolvimento da sua empresa. Para se destacar no mercado, é necessário um acúmulo de informações que vão desde o desempenho dos fornecedores até as preferências dos clientes. Com isso, a tecnologia de dados tornou-se uma peça-chave para a eficiência operacional.

Segundo estudo da consultoria A.T.Kearney, entre 2014 e 2017 houve um investimento de mais de US$ 2,5 bilhões em Inteligência Artificial pela indústria, visando garantir atendimento ágil e de qualidade aos seus clientes.

Neste artigo, vamos entender como utilizar a tecnologia de dados para otimizar a eficiência operacional. Conheceremos ainda as principais ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar esse processo. Acompanhe!

Como a tecnologia de dados otimiza a eficiência operacional?

A tecnologia é uma grande aliada para alcançar uma bem-sucedida eficiência operacional. Utilizando as informações por ela coletadas, é possível ter ganhos de produtividade, redução de custos, analisar o comportamento dos clientes, entre outros aspectos primordiais para uma perfeita gestão.

Por meio dela, obtemos dados precisos e relatórios confiáveis ao analisar cada setor, o que possibilita o total controle do negócio e as tomadas de decisões. De posse dos dados gerados, podem-se criar estratégias mais eficientes e descobrir possíveis falhas a tempo de corrigi-las.

Por exemplo, consideremos o setor de logística de uma empresa. É inviável realizar manualmente o controle de dados ou a movimentação do estoque. Seria um processo muito lento e passível de erros, em que um simples dígito errado atrapalharia todo o levantamento das informações. Com a TI, é possível levantar os dados com precisão, tornando o processo mais confiável.

Quais as ferramentas utilizadas?

Existem várias ferramentas que possibilitam às empresas aperfeiçoarem a sua eficiência. Entre elas, podemos citar:

Warehouses Management System (WMS)

WMS é um software que auxilia as operações diárias de um armazém. Ele integra e processa informações de onde o produto está armazenado, auxilia nas rotinas de estocagem, expedição e reabastecimento.

O software atua no eficiente controle do estoque, gerando código de barras, controle de entrada e saída de produtos, endereçamento, separação, controle dos veículos de entrega e coleta.

Powered by Rock Convert

Com a sua implementação, a empresa pode diminuir o estoque ao mínimo necessário, e assim otimizar espaço de armazenamento. A empresa também ganha com a otimização do percurso de pedidos e aumento na qualidade do estoque.

Enterprise Resource Planning (ERP)

ERP é um sistema para planejamento dos recursos da empresa, responsável por todas as informações dos vários departamentos, visando organizar o trabalho. É composto por módulos onde cada um representa um setor da empresa, e sua integração possibilita entender os processos, criando um fluxo de informações único e consistente.

Os dados são monitorados em tempo real. São acumuladas informações referentes a clientes, funcionários, fornecedores e impostos. Assim é possível conhecer informações, como o produto mais vendido, a época do ano em que esse produto se torna mais popular ou qual a margem de lucro.

Sua utilização otimiza o tempo dos processos gerenciais, elimina o uso de interfaces manuais e incorpora as melhores práticas aos processos internos da empresa.

Softwares de e-procurement

Trata-se de uma ferramenta para maximizar as compras e vendas B2B (business-to-business). Esses softwares facilitam a busca por fornecedores especializados; auxiliam no processo de compra e permitem a extração de informações estratégicas. Alguns de seus serviços são: requisição, cotação, catálogo, pedidos de compras, gestão de contratos.

Sua implementação ajuda a reduzir os custos, proporciona maior eficiência e comunicação mais segura, além de beneficiar as questões logísticas com planejamento.

Conhecemos as principais ferramentas para a implementação da tecnologia de dados em uma empresa e entendemos como ela colabora para a eficiência operacional, sendo essencial para as empresas que desejam se destacar no competitivo mercado.

Aproveite e conheça também as 3 principais tendências em ciências de dados aplicadas na gestão!

 

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário