Um dos principais requisitos para atuar estrategicamente é cuidar do atendimento ao cliente. Melhorar a experiência do usuário é o primeiro passo para deixá-lo satisfeito e, posteriormente, fidelizá-lo. E a inteligência artificial (IA) pode ajudar nesse processo.

Essa recomendação é válida para empresas de qualquer segmento. Por isso, várias gigantes que atuam no Brasil já adotaram essa postura. Entre elas estão a TIM, Amazon, Bradesco, Microsoft, Walmart, Cyrela e muitas outras.

Por que isso acontece? A resposta é simples: a IA pode ser aplicada de diversas maneiras, como para aumentar a eficiência operacional, reduzir custos, antecipar os desejos dos consumidores e solucionar seus problemas de forma proativa.

Parece coisa de filme? Pode ser, mas essa é a realidade. É só acompanhar, a seguir, algumas maneiras de como a IA contribui para o atendimento ao usuário.

Rastreia e mantém perfis

Conhecer as preferências dos consumidores é essencial para traçar estratégias acertadas. Com a IA as empresas, especialmente os e-commerces, conseguem detectar, analisar e compreender o comportamento do usuário para oferecer uma experiência personalizada.

A partir dos dados coletados é possível criar e manter perfis de usuários para entender o que eles procuram. A IA também ajuda a identificar necessidades e gerar campanhas otimizadas.

O resultado é um processo de compra imersivo e com mais liberdade e autonomia para o cliente. Ele consegue solucionar parte de suas necessidades e escolher intuitivamente os produtos e serviços que mais agregam valor ao seu perfil.

Recomenda conteúdo personalizado

Esse benefício é derivado do anterior, já que a identificação de comportamentos permite usar os dados para personalizar indicações. A ideia é gerar relevância para que o cliente permaneça mais tempo conectado ao site.

Uma das principais vantagens dessa iniciativa é elevar a chance de conversão. Isso porque os conteúdos personalizados são de interesse do usuário. Um exemplo claro disso é a Netflix, que sugere filmes e séries a partir dos dados de consumo dos assinantes.

Prevê comportamentos e tendências dos usuários

Um dos objetivos das ferramentas de IA é registrar e manter atualizados os dados dos usuários. Essa característica permite realizar análises preditivas para antecipar um futuro próximo.

Powered by Rock Convert

É o caso, por exemplo, da compra de um notebook em uma loja virtual. Nesse caso, o e-commerce pode oferecer acessórios, como pasta e mouse óptico, para evitar que o consumidor adquira esses itens na concorrência.

Perceba que cada atividade realizada no ambiente online mantém um registro de cliques, dados de localização e comportamento de navegação. Essas pistas podem ser usadas para facilitar a interação e aumentar o poder de conversão do seu negócio.

Por fim, a IA pode ser aplicada em contact centers para aumentar o engajamento. Os bots ajudam a criar uma experiência personalizada e interativa, além de agilizarem e simplificarem os processos e a resolução de problemas.  

Fortalece a relação com os clientes

A automação possibilitada pela inteligência artificial torna o processo de atendimento escalável, produtivo e menos custoso. Por meio de bots e agentes virtuais é possível oferecer:

  • suporte 24/7;
  • relacionamento personalizado;
  • atendimento em tempo real.

Apesar de os recursos da IA serem ferramentas de apoio, são fundamentais para agilizar o processo e executar atividades básicas, como responder dúvidas ou fazer vendas simples.

Mais que isso, você pode realizar campanhas multicanal para criar diferentes pontos de contato. Com isso, consegue entender quais meios são mais utilizados, o segmento que mais interage e os canais que fidelizam em maior quantidade.

Ajuda a criar campanhas de marketing acertadas

A IA otimiza e traz eficiência a essa atividade, porque fornece os dados para criar e realizar as ações. Assim, você pode gerar um conteúdo específico por ter identificado que esse é um dos temas que mais atrai visitantes ao seu site e gera muitos contatos comerciais.

Esse mesmo assunto pode ser desmembrado para trazer mais informações e atrair a atenção dos usuários. É importante mencionar que essa iniciativa também requer menos esforços e custos, porque a atuação é direcionada. 

Em suma, todas as ações da inteligência artificial servem para indicar o melhor caminho a seguir, oferecer uma experiência aprimorada ao cliente, fortalecer a relação e fidelizar esse usuário.

Então, que tal aplicar essas dicas no atendimento da sua empresa? Veja outras sugestões curtindo nossa página no Facebook! Até mais!

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário