Utilizar gamification (gamificação) na empresa pode aumentar os níveis de produtividade de 90% dos trabalhadores. Além disso, eleva a conscientização por parte dos colaboradores a respeito das metas e tarefas de seus colegas. Graças a benefícios assim, essa estratégia é capaz de contribuir para uma boa gestão de equipe.

Estima-se que, em 2018, o mercado mundial de gamification alcance 5,5 bilhões de dólares. Esses números demonstram a importância de aplicá-lo em seu negócio. Para tanto, separamos algumas dicas e estratégias para implementá-lo e melhorar o desempenho da sua equipe. Confira!

O que é e como funciona gamification?

Gamification envolve aplicar recursos ou mecânicas de games em ambientes empresariais físicos e digitais. Em outras palavras, é considerar algo existente e incrementá-lo com funcionalidades de jogos, objetivando melhorar a eficiência, a compreensão de conhecimentos e a habilidade de colaboradores.

Também ajuda na participação e na cooperação dos funcionários em equipe. Para gamificar um processo, um aplicativo, uma comunidade digital etc. normalmente se adotam mecanismos como pontuação por desempenho em determinadas atividades e concessão de prêmios por metas alcançadas.

Como implementar uma estratégia de gamification na empresa?

Para adotar gamificação na sua organização, é necessário analisar as metas de trabalho e os processos cotidianos, no intuito de desenvolver funcionalidades/sistemas que os integrem a recursos de games.

Powered by Rock Convert

Para isso, é importante simular atividades comuns dos funcionários em treinamentos, apontando os resultados esperados deles. Cada vez que alcançam os objetivos, é possível premiá-los.

Contudo, é essencial que os jogos sejam postos como atividades lúdicas ou brincadeiras, mesmo com propósitos mais sérios e amparados nos objetivos do negócio. Dessa forma, poderão ser aceitos mais facilmente pelos trabalhadores. Além disso, veja pontos a considerar durante a implantação de gamification:

  • motivação da equipe — descubra o que pode motivar os funcionários a tentarem resultados positivos durante treinamentos com gamification;
  • storytelling do jogo — lembre-se de desenvolver histórias aliadas a recursos visuais que tornem o treinamento mais agradável;
  • trabalho em equipe — proponha desafios que necessitem de trabalho em equipe para serem realizados;
  • recursos de games — utilize sistema de pontos, de ranqueamento, de obtenção de medalhas ou moedas virtuais (em treinamentos digitais), de aumento de nível (para desafios mais exigentes), de evolução (barras de progresso) etc. Eles costumam incentivar os colaboradores a melhorarem;
  • premiações — poderão envolver coisas simples, como canecas, brindes, garrafas de squeezes etc. Ao fim de um período maior, você poderá conceder prêmios melhores para os primeiros do ranking ou que tenham melhores resultados em atividades específicas, como viagens ou eletrônicos.

Quais os principais benefícios da gamificação na empresa?

Além do aumento da produtividade, gamification pode otimizar processos de treinamentos. Também torna mais claro os objetivos da empresa aos colaboradores, bem como o que é esperado deles.

Os funcionários também tendem a reproduzir o que foi aprendido nos treinamentos nas atividades do cotidiano. Além disso, é possível obter:

  • maior engajamento dos trabalhadores, que começam a interagir mais em equipe nos games e podem levar isso ao cotidiano na empresa;
  • ganho de qualidade na entrega de projetos;
  • aumento na motivação dos funcionários, pois o ambiente se torna mais descontraído;
  • desenvolvimento de maior criatividade por parte dos funcionários, especialmente quando os jogos exigem soluções inventivas.

A gestão empresarial também ganha com a aplicação de gamification, uma vez que a produtividade dos colaboradores aumenta e, por consequência, contribui para a melhora dos resultados do negócio. Portanto, vale a pena considerar essa estratégia em seus processos organizacionais.

Quer receber mais dicas para aprimorar os processos do seu negócio? Siga a BelugaDB nas redes sociais (Facebook, LinkedIn) e fique por dentro de nossos próximos posts!

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário