Vivemos em uma realidade na qual a tecnologia nos tornou cada vez mais conectados. Essa conectividade é responsável por gerar uma enorme quantidade de dados que dizem muito sobre o comportamento do mercado e do mundo, fazendo com que a Inteligência Artificial e o Big Data sejam importantes ferramentas na gestão dos negócios.

Longe da fantasia dos filmes hollywoodianos, a Inteligência Artificial já é algo real e integrante das nossas vidas. De certa forma, ela já está dominando o mundo — de forma positiva, claro.

Quer saber como a Inteligência Artificial e o Big Data interagem entre si e o que eles podem fazer pela sua empresa? É sobre isso que vamos falar neste post. Continue acompanhando!

O que é Inteligência Artificial e Big Data?

Antes de falarmos sobre como essas tecnologias se relacionam, vamos conceituá-las brevemente para que sua importância seja compreendida.

Inteligência Artificial é um conceito relacionado ao aprendizado das máquinas, ou seja, à criação de tecnologias capazes de fornecer a elas a habilidade de aprender e tomar decisões de forma inteligente.

Já o Big Data está relacionado à geração de um grande volume de dados oriundos de diversas fontes e à possibilidade de cruzar esses dados para conseguir insights de forma rápida, precisa e confiável.

Como eles se relacionam?

A Inteligência Artificial era um conceito um pouco distante há alguns anos, mas ela se tornou uma realidade por meio da junção do aprendizado das máquinas, Big Data e Cloud Computing.

O Big Data reúne um grande volume de dados e pode ser usado em modelos que analisam e antecipam o comportamento, a dinâmica e as interações, ou seja, o Big Data é o que alimenta os algoritmos de machine learning.

O desafio, aqui, é entender como retirar informações úteis e relevantes desse grande volume de dados. É nesse ponto que entra a Inteligência Artificial.

A implementação de sistemas de inteligência artificial proporciona um processo de aprendizado constante por parte das máquinas, e isso é possível por meio do uso de algoritmos que identificam padrões e conseguem cruzar informações para sejam convertidas em informações úteis.

Como eles auxiliam na gestão?

Como vimos, essas tecnologias andam juntas no que diz respeito à gestão de negócios. Vamos ver na prática algumas das vantagens de utilizá-las?

A Inteligência Artificial aliada ao Big Data ajuda no processo de geração de insights e tomadas de decisões data-driven. Alguns exemplos de aplicação são:

Melhor conhecimento sobre o cliente

O sucesso de um negócio depende muito da tendência do mercado e do comportamento dos clientes, e essas ferramentas ajudam a entender inclusive suas mudanças. Nesse sentido, a empresa pode desenvolver estratégias de marketing mais eficientes, bem como desenvolver novos produtos ou serviços sob medida para seu público-alvo.

Essas ferramentas, quando utilizadas em conjunto, permitem fazer o targetting de clientes para o marketing, ou seja, segmentá-los, além de prever o churn rate, que é a taxa de cancelamentos, fornecendo informações importantes para a fidelização do seu público-alvo.

Melhorias operacionais

Ao entender o funcionamento da empresa por meio dos dados internos, é possível otimizar processos e acompanhar o desempenho, prever falhas em linhas de produção e saídas de funcionários e detectar anomalias, contribuindo para a eficiência operacional de todos os departamentos. 

Realizar previsões de demandas

É possível obter relatórios de tendências financeiras para que os investimentos e negociações sejam feitos de forma acertada e com o menor risco possível. Além disso, é possível obter uma previsão de vendas e de quando as metas serão atingidas.

Essas são só algumas vantagens que a Inteligência Artificial e o Big Data podem trazer para sua empresa. Agora que você já entendeu a relação entre essas duas ferramentas, que tal compartilhar este material em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações? 

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário