A Inteligência Artificial (IA) já faz parte de vários setores e está revolucionando mercados por inteiro, da gestão de projetos a análise de mercado.

Na indústria, essa tecnologia tem um grande potencial. Bem aplicada, ela otimiza rotinas, auxilia gestores a tomarem melhores decisões e torna o planejamento mais preparado para lidar com as demandas do mercado.

Assim, a companhia tem meios para atuar de modo estratégico, reduzindo custos e criando um conjunto de serviços e produtos mais alinhado com as demandas do mercado.

Ficou curioso e quer saber mais como a integração da Inteligência Artificial na indústria está criando uma nova forma de atuação, mais moderna e inteligente? Então continue lendo este conteúdo!

Quais são os benefícios do uso da IA nas empresas?

A aplicação da Inteligência Artificial no ambiente corporativo traz um grande conjunto de benefícios, independentemente do perfil do negócio.

Se o processo for bem executado, um conjunto de fatores será otimizado, levando a um ambiente com melhor funcionamento e que cria alta competitividade para a empresa. Entre os ganhos, nós podemos apontar os seguintes.

Aumento da produtividade

A Inteligência Artificial auxilia empresas a terem uma maior automação no seu dia a dia. Softwares inteligentes podem tomar decisões automaticamente a partir da análise do mercado e de múltiplos fatores.

Uma solução de gestão de vendas e logística inteligente, por exemplo, consegue emitir alertas automaticamente ou tomar decisões assim que uma compra é realizada. Dessa forma, o profissional envolvido em um dos setores que atuam no processo de compras pode focar em rotinas críticas e evitar erros.

Auxílio na tomada de decisão

Na tomada de decisão, a Inteligência Artificial pode ter um grande papel. Sistemas inteligentes conseguem avaliar um maior número de informações e, com isso, permitir que gestores tenham uma visão mais ampla sobre o estado do mercado.

Assim, as escolhas feitas no planejamento de novos produtos ou processos de vendas conseguirão ter o nível de confiabilidade exigido pelos líderes empresariais.

Redução de erros e custos

A automação proporcionada pela IA não só melhora a produtividade, mas também reduz erros. Quando a companhia conta com um maior número de processos sendo executados de modo automatizado, os recursos são aproveitados de uma melhor forma, tanto por terem um direcionamento mais eficaz quanto por estarem em um ambiente mais preciso.

Dessa forma, a empresa terá mais facilidade para cortar desperdícios. Além disso, o negócio poderá manter gastos baixos eliminando a taxa de retrabalho. Dessa forma, todos os setores contarão com mais mecanismos para realizar novos investimentos estratégicos.

Como está ocorrendo a aplicação da Inteligência Artificial na indústria?

A Inteligência Artificial já têm várias aplicações o ambiente industrial . Elas auxiliam negócios complexos a terem uma gestão mais eficaz, com menos erros e riscos. Confira abaixo alguns processos, políticas e estratégias que já utilizam essa tecnologia!

Manutenção de equipamentos

A indústria moderna conta com equipamentos complexos e com um funcionamento de alta precisão. Por isso é necessário ter uma política de manutenção inteligente, que seja capaz de escolher o melhor momento para executar mudanças e consiga ampliar ao máximo a vida útil de cada dispositivo.

Bem executada, a política de manutenção garante que o negócio tenha  um alto retorno sobre o seu investimento. Além disso, a produtividade é mantida em um nível elevado, uma vez que as falhas serão menos frequentes.

Com a Inteligência Artificial, a empresa pode levar as suas políticas de manutenção a um novo nível. Os dispositivos terão o seu funcionamento avaliando continuamente com a Internet das Coisas. Dessa forma, sempre que alguma mudança aparecer, o gestor terá meios para tomar medidas rapidamente e evitar prejuízos.

Gestão de estoque

As matérias primas de uma empresa, se mal gerenciadas, podem causar um grande prejuízo. Quando o negócio falha com o controle do seu estoque, produtos podem vencer ou serem adquiridos sem que exista necessidade.

Utilizando a Inteligência Artificial, a empresa tem meios para garantir que a gestão dos seus produtos seja mantida em um completo nível de alinhamento com os processos e objetivos da indústria.

O sistema utilizado para monitorar o estoque avaliará, a médio e longo prazo, a variação da demanda dos produtos, quais matérias primas estão paradas no armazenamento a mais tempo e que recursos necessitam de trocas.

Dessa forma, o planejamento de novas compras poderá ser otimizado em busca de mais qualidade e segurança. A companhia conseguirá, portanto, evitar desperdícios e ter um orçamento com melhor direcionamento.

Otimização da logística

A logística é um dos pontos mais importantes da indústria. Quando o negócio atua com qualidade na gestão das suas entregas, o cliente tem uma melhor experiência de compra e, assim, fica mais fidelizado. Ao mesmo tempo, a empresa reduz custos.

Se a IA é utilizada nessa área, é possível calcular quais são as melhores rotas com um elevado nível de precisão. A ferramenta avaliará o histórico de entregas e o estado atual do trânsito para avaliar qual rota tem o melhor custo-benefício. Dessa forma, o empreendimento evita atrasos e mantém o melhor uso de recursos possível.

Qual a importância de considerar soluções de IA com empresas experientes?

A adoção de novas tecnologias sempre deve ser pautada por uma boa análise de mercado. A empresa precisa encontrar uma solução que esteja alinhada com o seu perfil e que seja desenvolvida por um negócio com conhecimento na área. Dessa forma, é possível obter um rápido retorno sobre o investimento.

No caso da integração da Inteligência Artificial na indústria, essa preocupação é muito mais importante. Como a IA se conecta diretamente com várias partes do processo corporativo, o gestor precisa procurar uma solução de alto impacto e que tenha a capacidade de agregar valor aos produtos da empresa.

Portanto, sempre avalie o perfil do negócio, o feedback de seus clientes e o alinhamento das soluções disponíveis com o perfil da sua companhia. Dessa forma, a integração da Inteligência Artificial na indústria poderá colocar a companhia a frente de seus concorrentes e, com isso, garantir a criação de oportunidades de negócio a médio e longo prazo.

Se você quer começar a investir na aplicação da Inteligência Artificial na indústria, teste o nosso sistema de IA!

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário