No mercado financeiro, a tecnologia possui um papel de destaque. Ela auxilia profissionais a evitarem riscos, tomarem decisões mais seguras e conseguirem visualizar, de modo mais abrangente, a situação em que a economia se encontra. Não é à toa que a aplicação da Inteligência Artificial nos investimentos financeiros tem se popularizado rapidamente.

O papel da IA em setores como o de logística, gestão e tecnologia pessoal é inegável. Reduzindo custos e tornando o nosso dia a dia mais prático, a Inteligência Artificial auxilia pessoas a serem mais produtivas e eficientes.

Se você quer saber como a Inteligência Artificial está criando uma revolução na área de investimentos, continue a leitura do nosso post!

Como a Inteligência Artificial se disseminou em vários setores

Algoritmos inteligentes não são uma novidade da tecnologia. Porém, com o grande número de informações digitais criadas nos últimos anos devido ao uso de redes sociais, dispositivos mobile e a Internet das Coisas, eles ganharam um novo potencial: a partir de sistemas de aprendizado de máquina e análise de dados, as IAs conseguiram adquirir habilidades em uma velocidade nunca antes vista.

Isso trouxe impactos para vários setores. Na logística, por exemplo, tornou-se mais simples descobrir quais são as melhores rotas para a entrega de um produto: o software pode avaliar, a partir do histórico de viagens do negócio e o estado atual da pista, quais são os caminhos com melhor custo-benefício e que podem evitar engarrafamentos.

Já na indústria, os sistemas inteligentes tomam decisões que cortam gastos e auxiliam o negócio a manter a vida útil de seus equipamentos da melhor forma possível. Avaliando todos os cenários existentes, o sistema direciona os recursos automaticamente e, assim, cria um ambiente de alta performance.

Em outras palavras, a IA tornou o ambiente corporativo mais inteligente, automatizado e confiável. As empresas podem manter cadeias operacionais precisas e eficazes, que evitam erros e o desperdício dos recursos existentes. Dessa forma, os serviços e produtos criam um alto valor agregado, dando mais competitividade para o negócio.

A importância da Inteligência Artificial nos investimentos financeiros

O setor de investimentos é conhecido pela sua alta concorrência. Para se destacar diante de seus concorrentes, corretoras e outras companhias da área investem pesadamente em novas tecnologias, permitindo que investidores tomem decisões mais acertadas e lucrativas.

Isso permitiu a criação de novos ambientes de trabalho, como os que utilizam a Inteligência Artificial nos investimentos financeiros para aprimorar ou mesmo criar novos modelos de negócio. A IA dá ao investidor a capacidade de identificar a melhor estratégia em instantes, avaliando um número de fatores em larga escala.

Com os dados corretos, por exemplo, um sistema de IA consegue avaliar qual o impacto da fala de um presidente nas ações que a companhia possui. Assim, decisões mais ágeis são tomadas, protegendo a carteira de investimentos que possam levar a prejuízos ou garantindo que o corretor possa comprar uma ação antes que ela tenha uma grande alta no seu valor de mercado.

A aplicação da Inteligência Artificial nos investimentos financeiros também permite que carteiras sejam criadas automaticamente a partir do perfil do investidor. Basta que o cliente da corretora responda um conjunto de perguntas para o software avaliar, automaticamente, quais são as aplicações mais alinhadas com os seus objetivos. Assim, custos são eliminados e a empresa pode garantir a sua capacidade de atender as demandas de seu clientes em tempo real.

As vantagens da Inteligência Artificial nos investimentos financeiros

Como apontamos acima, a aplicação da Inteligência Artificial no ambiente corporativo traz muitos benefícios para qualquer negócio. Confira abaixo, de modo mais detalhado, como a IA auxilia financeiras a terem maiores lucros!

Auxílio na tomada de decisão

A IA pode auxiliar corretores a tomarem decisões mais inteligentes. Um algoritmo baseado na Inteligência Artificial pode processar um grande número de informações, em tempo real, para avaliar cenários, identificar tendências e escolher uma orientação mais segura. Dessa forma, as decisões ficam mais confiáveis e robustas.

Maior agilidade

No mercado financeiro, tomar decisões rapidamente pode fazer a diferença entre um bom lucro ou um grande prejuízo. Com a Inteligência Artificial, o investidor pode ganhar muito mais produtividade e, assim, evitar cenários de alto risco.

Podemos citar, como um exemplo prático, a análise de uma planilha com dados de várias empresas. A IA pode processar o conteúdo de todo o documento em instantes e ainda cruzar tais registros entre si (ou com outros gráficos internos do negócio) e, assim, decidir rapidamente qual a melhor escolha que a empresa pode tomar. Assim, o tempo necessário para um investidor avaliar as opções disponíveis cairá drasticamente.

Maior segurança

O setor financeiro lida com dados de alto valor. Justamente por isso, a aplicação de recursos em segurança digital é sempre um ponto importante do orçamento desse tipo de negócio.

A Inteligência Artificial, nesse sentido, é um investimento estratégico. Aplicações de segurança baseadas em IA conseguem aprender rapidamente os hábitos dos usuários e os padrões de funcionamento da infraestrutura da companhia. Assim, é possível identificar e bloquear ameaças com muito mais precisão e agilidade.

Como uma empresa especializada pode auxiliar o seu negócio a utilizar a Inteligência Artificial nos investimentos financeiros

O investimento em Inteligência Artificial sempre deve ser feito com o apoio de uma empresa com grande conhecimento no ramo. A busca por um parceiro nesse tipo de investimento permite que o negócio tenha um melhor direcionamento, evitando a aplicação de recursos em soluções que não estejam alinhadas com o seu perfil.

O parceiro estratégico será responsável por levantar dados do negócio e, a partir da identificação dos objetivos de médio e longo prazo e das tendências da área, criar um plano de ação. Assim, a companhia pode realizar a integração da Inteligência Artificial nos investimentos financeiros de um modo mais inteligente e lucrativo.

A tecnologia trouxe grandes mudanças para o mercado de investimentos. As soluções criadas nos últimos 30 anos tornaram a economia mais integrada e facilitaram o acesso a novas oportunidades

Essa mudanças não só tornaram o setor mais eficaz, mas também mais competitivo. Hoje, as estratégias utilizadas para identificar quais são as melhores formas de estruturar uma carteira de aplicações financeiras combinam tecnologias avançadas e a análise do investidor para atingir a maior lucratividade possível.

Nesse sentido, o uso da Inteligência Artificial nos investimentos financeiros é um dos pontos-chave para quem pretende se colocar à frente do mercado. A IA auxilia nos processos de tomada de decisão, fornecendo um caminho robusto, confiável e inovador para dar o lucro esperado aos investidores.

Quer começar a investir na Inteligência Artificial e desfrutar de todas essas vantagens? Então, fale conosco!

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário