A transformação digital está colocando a tecnologia em vários cenários. No setor do varejo, não é diferente: tendências como a Inteligência Artificial estão colocando a TI em uma nova posição, mais alinhada com as necessidades do mercado e dos clientes.

A Inteligência Artificial permite que empresas sejam mais inovadoras, tenham maior nível de automação e de eficiência operacional. Isso possibilita não só que negócios sejam mais competitivos, mas que também possam ser capazes de aproveitar todos os recursos disponíveis para entregar produtos com alto valor agregado para seus clientes.

Quer saber como isso é possível? Então continue a leitura deste artigo!

O que é a inteligência artificial?

A Inteligência Artificial é a capacidade de softwares adquirirem novos conhecimentos de modo automatizado. Coletando e analisando informações, o software poderá identificar meios para evitar e corrigir erros, além de novas funcionalidades.

As aplicações da Inteligência Artificial passam por todos os setores da economia. Nos transportes, por exemplo, ela permitiu a criação dos veículos autônomos. Eles conseguem avaliar todo o tráfego ao seu redor, assim como as condições da via para definir a melhor forma de levar uma pessoa ou produto de um ponto para outro, reduzindo custos e acidentes.

Como ela pode ser aplicada no ambiente corporativo?

O varejo pode utilizar a Inteligência Artificial em vários cenários. Confira abaixo três pontos principais em que a IA pode ser adotada para proporcionar os melhores resultados.

Chatbots

Os chatbots são softwares de atendimento automatizado capazes de responder às demandas utilizando uma linguagem semelhante à de um humano. Ou seja, ele consegue simular uma conversa durante o atendimento de uma pessoa.

Para criar essa experiência, o chatbot utiliza o reconhecimento de palavras-chave em cada mensagem enviada pelo usuário. Assim, ele pode se conectar aos sistemas do negócio para realizar vendas, informar o status de entrega de mercadorias ou, entre outras coisas, cadastrar um novo usuário.

A Inteligência Artificial pode ser utilizada para otimizar continuamente o chatbot. Ele se tornará capaz de aprender novas funcionalidades e palavras-chave conforme o seu uso, evitando que a companhia tenha que aplicar updates diretamente. Assim, o empreendimento pode entregar aos seus consumidores um software capaz de melhorar continuamente.

Automação de rotinas

A automação é fundamental para reduzir custos e erros no ambiente corporativo. Ela permite que empresas atendam às demandas corporativas sem a interferência de humanos e, com isso, possam proporcionar mais produtividade para os times.

Utilize a Inteligência Artificial integrada à automação para melhorar a capacidade de uma solução executar rotinas automaticamente, conforme a demanda do usuário. Assim, mais rotinas poderão ser automatizadas, criando um fluxo de melhorias contínuas para a empresa.

Processos de oferta de produtos e descontos

Toda empresa tem campanhas de descontos nos preços de seus produtos. Mas para garantir que elas sejam eficientes, é importante saber a hora certa de entrar em contato com o consumidor. Saber qual é o momento adequado para enviar uma oferta ou alertar sobre um novo produto é crucial para garantir a conversão de um cliente.

Powered by Rock Convert

Com a Inteligência Artificial, o negócio pode encontrar com mais facilidade essa oportunidade. A empresa terá um sistema que utiliza dados, como a localização do cliente, o seu perfil, os hábitos de compra e as tendências de mercado para encontrar o melhor momento de alertar sobre uma oferta.

Isso tornará a organização muito mais competitiva. Sabendo quando é a melhor hora de abordar o consumidor, o empreendimento maximiza a sua capacidade de se manter rentável e de atingir os objetivos comerciais de médio e longo prazo.

Quais os benefícios de se investir na inteligência artificial?

A Inteligência Artificial, como apontamos acima, pode ser utilizada em vários pontos do dia a dia do varejo. Mas quais são os benefícios que a integração dessa tecnologia traz? Confira abaixo!

Aumentar o número de dados na tomada de decisão

A Inteligência Artificial consegue utilizar dados de várias fontes para auxiliar no processo de tomada de decisão do gestor. Os sistemas de análise que utilizam recursos de IA podem cruzar registros obtidos em meios online e offline para identificar tendências, compreender o comportamento do consumidor e os pontos fortes do negócio.

Por serem capazes de se otimizar de modo contínuo, eles criam um fluxo de aumento da confiabilidade das decisões feitas. Assim, a companhia sempre conseguirá se manter à frente de concorrentes.

Melhorar o nível de automação

A automação é fundamental para empresas reduzirem custos, aumentarem a sua produtividade e diminuir erros. Sendo assim, os processos são executados por aplicações, as chances de erros são reduzidas.

A Inteligência Artificial permite que a automação ganhe mais qualidade de modo contínuo. O sistema aprenderá automaticamente novas funcionalidades e como evitar erros. Isso amplia o retorno sobre o investimento e a capacidade de a empresa automatizar as suas tarefas de modo confiável.

Otimizar a performance operacional da infraestrutura

A Inteligência Artificial pode ser utilizada também para otimizar a performance da infraestrutura de uma companhia. Podemos considerar, por exemplo, a área de logística.

Com a Inteligência Artificial, o empreendimento poderá identificar como otimizar e gerenciar a sua cadeia de entrega de produtos sem a interação com humanos. Assim, custos são eliminados e haverá mais agilidade para entregar as mercadorias.

Nos próximos anos, a inteligência artificial promete se integrar a todas as partes do nosso dia a dia. A transformação digital está tornando o nosso cotidiano mais conectado e integrado com ferramentas de TI. Nesse contexto, a IA será responsável por tornar aplicações e gadgets mais eficazes, conectados com as demandas do usuário e inovações.

Para pessoas do varejo, o uso da Inteligência Artificial será fundamental para criar oportunidades de vendas e economizar verbas orçamentárias. Com a IA, as empresas conseguirão atingir os seus clientes de uma forma mais inteligente e inovadora, ampliando o impacto das estratégias de marketing.

Ao mesmo tempo, a companhia poderá otimizar a sua gestão predial. Com o apoio da Inteligência Artificial, ficará mais fácil otimizar o uso de recursos e garantir mais economia. Consequentemente, toda a empresa passará por uma reformulação completa nas suas ações, capaz de gerar mais competitividade e eficiência a médio e longo prazo.

Gostou deste post? Então saiba mais sobre a relevância da IA para empresas em nosso blog!

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário