O design thinking vem sendo muito utilizado pelas organizações. Como é um tema relativamente recente, é importante manter-se atualizado, e nada melhor do que boas leituras para alcançar esse objetivo, concorda?

Antes, porém, vamos relembrar o conceito de design thinking: trata-se de uma ferramenta que incentiva a busca pela solução de problemas, tendo como foco o ser humano. Seu trabalho é coletivo e colaborativo. O resultado final deve ser um novo produto que agregue valor para o cliente.

Mas, como dissemos, para que o sucesso de sua implementação ocorra, é necessário estar sempre atualizado. A fim de ajudar nessa tarefa, apresentaremos neste artigo 6 dos melhores livros de design thinking em português. Vamos conhecê-los!

1. Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias

O primeiro item da lista é o livro escrito pelo autor Tim Brown. Ele é ninguém menos do que um dos idealizadores dessa metodologia, e uma das principais referências no assunto. Tim Brown também é CEO da IDEO, uma prestigiada empresa de inovação e design, fundada na Califórnia em 1991.

A obra é indicada especialmente para líderes criativos que estejam em busca de alternativas funcionais e financeiramente viáveis para os negócios e a sociedade. Nela, o design thinking é destacado como uma viável estratégia de negócios.

A linguagem do texto é leve, embasada e de fácil compreensão. O autor apresenta as emoções, a mentalidade e os métodos necessários para elaborar o design, sempre de modo inovador, seja de um produto, uma experiência ou até mesmo de uma estratégia.

O livro apresenta também algumas ferramentas úteis para o cotidiano de uma empresa. O leitor contará também com alguns estudos de caso da própria IDEO para buscar inspiração e ampliar os seus conhecimentos.

2. Design Thinking Brasil

O segundo item da nossa lista de melhores livros de design thinking foi escrito por Tennyson Pinheiro e Luis Alt. Ambos são sócios-fundadores da LiveWork — uma empresa global que oferece consultoria de inovação e Design de Serviços no Brasil — e professores do curso de Design Thinking da ESPM em São Paulo.

Design Thinking Brasil apresenta as origens e motivações dessa metodologia.  Por trás de uma linguagem simples e envolvente, os detalhes da abordagem são explicados com o uso de diversos casos de aplicação no país.

Tornando públicas estratégias com alto grau de aplicabilidade no mundo corporativo, o livro oferece ainda um kit de ferramentas, que permite ao leitor começar imediatamente a aplicar o design thinking em sua empresa ou em seus projetos pessoais.

3. Design Thinking

O livro Design Thinking combina conceitos teóricos a um estudo detalhado de trabalhos contemporâneos. Visa a apresentar ao leitor como as soluções para um briefing de design são abordadas, pesquisadas e refinadas.

Com texto claro e imagens bem selecionadas, os autores Gavin Ambrose e Paul Harris nos oferecem uma visão geral da prática do design thinking. Para isso, abordam tópicos comuns do tema, tais como brainstorming, prototipagem, público-alvo, amostras, feedback, geração e apresentação de ideias.

Powered by Rock Convert

O livro descreve ainda métodos para que o designer possa desenvolver suas ideias e, a partir delas, criar soluções originais que cumpram todos os objetivos determinados no briefing.

4. Design Thinking – Inovação nos negócios

Nascido da parceria entre Maurício Vianna, Ysmar Vianna, Isabel Adler, Brenda Lucena e Beatriz Russo, o livro apresenta todas as etapas do design thinking aplicado a projetos de inovação nos negócios.

A fim de expandir a cultura do design no Brasil como uma importante ferramenta estratégica para empresas, a obra nos mostra que o retorno financeiro tem muito a ver com a habilidade de os gestores detectarem determinadas questões, criando perspectivas inovadoras.

O livro apresenta etapas, técnicas e ferramentas utilizando-se de estudos de caso de empresas brasileiras.  Em uma abordagem bastante didática, os autores ressaltam ainda o trabalho colaborativo como forma de somar diferentes visões e ideias em busca de um objetivo comum.

Essa obra, diferentemente das demais, pode ser baixada gratuitamente em PDF ou audiobook no site oficial. No documento, você poderá encontrar mais informações sobre a obra, seus autores, e alguns outros ensinamentos relevantes sobre o tema do design thinking. Vale a pena conferir!

5. Inove com Design Thinking

De André Coutinho,‎ Henrique Poyatos Neto e Marta Mendes, o livro Inove com Design Thinking é muito adotado por empresas com o objetivo de enfrentar desafios e problemas complexos. Para isso é utilizada a inovação, tendo o foco sempre mantido na experiência do usuário.

O livro aborda o assunto de uma maneira bastante direta, com a apresentação de alguns cases de sucesso. Essa perspectiva o torna ideal para quem busca mais conhecimento e orientação sobre como aplicar as técnicas de forma prática.

Com sua leitura, o gestor ou estudioso do tema pode aprender como é possível inovar utilizando o método do Design Thinking. Os autores descrevem o conceito de uma maneira direta, exemplificando como é fundamental compreender as necessidades humanas e sociais, agindo de forma colaborativa e multidisciplinar.

6. Afinal, o que é design thinking?

O livro foi escrito por Rique Nietzsche, que comanda a criação estratégica da AnimunO2, empresa brasileira pioneira no uso da metodologia em território nacional.  A AnimusO2 tem 33 anos de experiência na entrega de projetos de design. Durante esse período, conquistou mais de 100 prêmios e foi eleita por 6 vezes a agência de design do ano.

Nessa obra, Nietzsche compartilha sua rica experiência com o leitor. Ele aborda a metodologia própria que desenvolveu para resolver problemas estratégicos de seus clientes.

Reiteramos aqui a necessidade de manter os conhecimentos sempre atualizados quando o assunto é design thinking. É fundamental estar por dentro das ferramentas mais modernas, assim como das principais novidades do mercado. Busque sempre por uma atualização para que seja possível se beneficiar cada vez mais dessa poderosa estratégia!

Neste artigo, listamos apenas 6 dos melhores livros de design thinking atualmente disponíveis em português. Com a leitura deles, você vai conhecer mais sobre esse assunto tão importante e poder colocar a metodologia em prática na sua empresa, melhorando a produtividade e outros aspectos do time!

Já leu algum desses livros? Se sim, compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários!

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário