Uma equipe alinhada com os objetivos da empresa é capaz de fornecer melhores resultados, utilizando menos recursos e entregando um produto de valor para o cliente. Ter essa visão é muito fácil para os gestores, mas como trazer esse mindset para os colaboradores? É aqui que entra a metodologia lean performance.

Por trás desse conceito temos uma equipe mais produtiva, motivação e qualidade de serviço. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

O que é a metodologia lean performance?

A metodologia lean performance surgiu por volta dos anos 80 no Japão. O objetivo do método era  produzir carros de forma mais rápida e eficiente.

De forma geral, ela pode ser definida como um sistema de gerenciamento que tem por finalidade eliminar atividades que não agregam valor num determinado processo ou eliminar desperdício, aumentando assim a eficiência, reduzindo custos e aumentando a satisfação do cliente.

De forma geral os princípios da lean performance são:

  • buscar excelência;
  • estabelecer um sistema funcional e simplificado para os processos;
  • alinhar as operações com o foco estratégico da organização;
  • valorizar competências e motivação pessoal;
  • estabelecer espírito de equipe;
  • obter a capacidade de rápida adaptação.

Como ela melhora a performance dos colaboradores?

Esse sistema é capaz de melhorar a performance dos colaboradores através de  4 princípios que vamos apresentar agora.

Foco no valor

A metodologia lean estabelece que os objetivos devem ser bem definidos para atender exatamente as necessidades do cliente e gerar valor e a partir disso as estratégias e os processos são alinhados e possuem maior probabilidade de serem certeiros.

Além disso, para ter um melhor desempenho dos colaboradores, as atividades devem ser direcionadas ao foco do negócio garantindo a geração de valor.

Powered by Rock Convert

Para garantir a eficiência do processo, pode ser adotada uma rotina de análise do desenvolvimento por meio de métricas e indicadores pré-definidos, de forma que os produtos ou serviços sejam entregues com a melhor qualidade possível, dentro do prazo e atendendo as expectativas dos clientes.

Orientação por processos

O foco nos processos é um princípio que melhora a performance sem perder de vista a satisfação do cliente, afinal um método simplificado e correto garante a entrega de um produto ou serviço de valor para o cliente.

Aqui existe uma mudança de mentalidade onde a gestão deixa de ser por objetivos e passa a ser por processos, ou seja, o gestor deve mapear todos os passos do processo e padroniza-los para  que haja uniformidade no desenvolvimento.

Desse modo, o valor deve fluir em uma única direção, sem retrocessos e as entregas devem ter a qualidade esperada sem desperdícios ou atrasos evitando retrabalho e buscando um menor custo.

Esse princípio obedece à ideia de que o profissional deve se concentrar em suas tarefas dando o melhor de si em alta performance de acordo com suas habilidades.

Trabalho em equipe

O cenário proposto por esse método é mais criativo, colaborativo e autônomo. Dessa forma, a equipe passa a ser composta por pessoas capazes de se complementarem e interagirem entre si na busca de atingir o propósito da empresa.

Nesse ponto, os processos de RH passam a ter um papel muito importante, de forma que os perfis são escolhidos não apenas levando em consideração os melhores currículos mas sim aqueles que apresentam competências complementares, aberto a troca de ideias e feedbacks.

Melhoria contínua

Excelência passa a ser a palavra central do trabalho, através da melhoria contínua. Essa cultura deve ser seguida desde a modelagem dos processos até a mentalidade dos colaboradores, permitindo, dessa forma, que o que não funciona de forma eficiente seja identificado e melhorado em busca da excelência competitiva.

Como vimos, com a metodologia lean performance é possível melhorar o desempenho de qualquer equipe através dos princípios de foco no valor, orientação de processos, trabalho em equipe e melhoria contínua. Quer ficar por dentro de mais soluções como essa? É só curtir a nossa página no Facebook.

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário