Você gerencia muitos processos em seu dia a dia, certo? Então, deve saber que é preciso provar que cada real investido gera um retorno financeiro para a organização. Isso nem sempre é fácil, mas é simplificado com a previsibilidade de receita.

A ideia é ajudar o planejamento de recursos e garantir uma boa alocação para o crescimento saudável do negócio. O resultado é a otimização do gerenciamento financeiro e orçamentário, bem como o cumprimento dos objetivos estratégicos.

Então, que tal compreender a importância dessa abordagem e como efetivá-la? É o que veremos neste post. Acompanhe!

A importância da previsibilidade de receita

O trabalho de produção, vendas, marketing, gestão etc. está inter-relacionado. Nesse cenário, a previsibilidade de faturamento alinha a expectativa à realidade. Com o tempo, pode reduzir custos e desperdícios, e até aprimorar o relacionamento com o cliente. Alguns motivos justificam a adoção dessa abordagem.

Validação da tração de produto/serviço

Um grande volume de vendas nem sempre representa a demanda real dos outros meses. É preciso um volume constante de resultados, que garantirá uma tração de mercado e permitirá evoluir para o atendimento a um público mais amplo.

Alinhamento de expectativas e objetivos

As empresas trabalham com metas — e um dos principais desafios é sua definição. A previsibilidade traz mais segurança para repetir o que foi realizado. Assim, se você cresceu 20% em determinado período, poderá dobrar o resultado no mesmo intervalo de tempo se fizer 2 vezes mais investimentos.

Melhoria do argumento para investidores

O gestor demonstra que sua proposta é viável a partir dos potenciais resultados de seus investimentos. Essa medida reduz riscos e incertezas, e aumenta a probabilidade de retorno. Também fica mais fácil alocar o budget interno pela análise precisa da performance dos setores.

Dicas para alcançar a previsibilidade de receita

O conhecimento dos fatores que justificam a adoção dessa abordagem leva à próxima etapa, que são as dicas para chegar lá. Veja quais são elas, a seguir.

Defina metas arrojadas, mas alcançáveis

Sua equipe deve trabalhar com objetivos, que devem ser arrojados para assegurar alta produtividade. A ideia é determinar o que deve ser atingido em relação a volume de vendas e faturamento. O ideal é conferir os dados anteriores do mesmo período e o crescimento dos últimos meses para identificar um alvo arrojado.

Utilize estratégias mensuráveis

A previsibilidade da receita permite que os dados registrados sejam, futuramente, utilizados para o aprimoramento das ações mercadológicas. Assim, os gestores também podem avaliar suas decisões para saberem se foram corretas.

Para isso, é importante usar indicadores. Entre os principais estão:

  • Prazo Médio de Recebimento (PMR): consiste no período médio para receber dos consumidores;
  • ciclo operacional: repassa a diferença entre a data de compra e de recebimento;
  • Prazo Médio de Estocagem (PME): calcula o tempo médio que os produtos permanecem sem giro.

Faça uma demanda realista para a equipe de compras

O propósito é minimizar estoques e os stock outs, ou seja, a falta de um item. Isso pode ser garantido pela inteligência artificial (IA) devido ao monitoramento constante dos pedidos realizados.

A ferramenta identifica padrões de consumo e analisa o histórico da área. Em seguida, compara as solicitações com os itens processados para prever o que será realmente necessário e o custo estimado da próxima compra.

Planeje adequadamente a demanda da equipe de fábrica

A ideia aqui é a mesma do item anterior. Com a ajuda da tecnologia, como a IA ou o Business Intelligence (BI), você consegue avaliar os dados históricos e, como consequência, fazer uma demanda apropriada, inclusive em períodos sazonais. Perceba que a previsibilidade só é acertada pela comparação dos dados históricos com os coletados em tempo real.

Faça uma boa gestão de vendas

A equipe de vendas deve atuar de maneira coordenada e ser bem capacitada para que todos os colaboradores se apoiem. Os profissionais precisam ser especialistas e assumir papéis distintos, mas inter-relacionados. É assim que o processo será otimizado e os resultados alcançados, aprimorados.

Agora que você entendeu melhor como adotar a previsibilidade de receita, que tal efetivar essa prática no seu negócio?

Para ter acesso a outras informações relevantes, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no LinkedIn e no Facebook.

Powered by Rock Convert
Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário