A inteligência artificial (IA) já está presente no nosso dia a dia. Podemos vê-la por trás da geração de propagandas baseadas em preferências ou tendências de buscas, chatbots, serviços de atendimentos atualizados e linhas de produção que funcionam basicamente sem interação humana.

A tendência é que as operações menos estratégicas sejam cada vez mais designadas a máquinas, substituindo, assim, o trabalho humano. Essa tecnologia pode e deve ser utilizada a favor da sua empresa desde seu planejamento estratégico. Quer saber o motivo? Então, acompanhe essas 5 vantagens da inteligência artificial aplicada a negócios que separamos!

1. Maior competitividade

A partir do momento em que a inteligência artificial é incluída no planejamento e estratégia da empresa, os negócios ganham agilidade e flexibilidade, permitindo que sejam desenvolvidas soluções personalizadas de forma ágil, além de ser possível oferecer resultados mensuráveis aos clientes, parceiros e colaboradores.

Isso tudo é possível por meio da coleta, armazenamento, correlação e análise de dados e informações trazendo diagnósticos precisos e rápidos. Assim, as decisões são tomadas de forma mais inteligente, o que já é uma enorme vantagem competitiva aos negócios, levando a empresa para um outro nível do mercado.

2. Melhor experiência no atendimento ao cliente

Com as redes sociais integrando cada vez mais o dia a dia das pessoas, o posicionamento das marcas frente a concorrência é influenciado diretamente pela opinião dos clientes, por isso é importante investir na qualidade de atendimento.

As novas tecnologias de computação cognitiva são capazes de entender a linguagem humana e fornecer respostas apropriadas, conseguindo inclusive entender ironias e irritação no tom de voz do cliente.

Dessa forma, elas permitem que os atendimentos passem a ser automatizados, reduzindo o tempo de espera, solucionando os problemas de forma rápida e precisa e coletando dados que serão utilizados para criar experiências personalizadas com base nas expectativas e necessidades dos clientes.

3. Aumento da segurança na área de TI

As empresas têm investido cada vez mais na segurança de seus dados, e a inteligência artificial é capaz de detectar e prevenir ataques à segurança, além de controlar problemas de usuário e automação.

A capacidade de aprender por meio dos algoritmos permite que a IA forneça suporte aos profissionais de segurança da informação, possibilitando uma postura mais proativa desse grupo, pois a tecnologia fornece dados e informações confiáveis para a tomada de decisão.

4. Previsão e redução de erros

Atualmente, já existem softwares que controlam toda a linha de produção por meio da manutenção preditiva, detectando qualquer problema ou alteração no desempenho das máquinas ou falha em algum produto. 

Essas ferramentas são altamente sensíveis, conseguindo alertar os gestores imediatamente a respeito dessas ocorrências e ainda prever falhas, analisar riscos e solucionar problemas, evitando grandes perdas ou a refação total do trabalho. Dessa forma, os produtos são entregues com maior rapidez e qualidade.

5. Maior eficiência e produtividade

Otimizar processos garantindo eficiência e maior produtividade é um dos principais objetivos da aplicação da IA. A partir de softwares e máquinas, é possível processar os dados e usar os relatórios para otimizar os processos.

Também é possível integrar os setores da empresa por meio de um único sistema que analisa e controla diversas informações, como logística, marketing, vendas, compras, estoque, produção e financeiro.

Como vimos ao longo deste post, são inúmeras as vantagens da inteligência artificial aplicada aos negócios, aumentando a competitividade, a produtividade e a segurança da informação, melhorando o atendimento ao cliente e prevenindo e reduzindo os erros.

Todas essas vantagens fazem com que o tempo das operações seja reduzido, além de maximizar os lucros e resultados da empresa com impacto significativo no posicionamento da marca.

Quer saber mais sobre como a inteligência artificial aplicada a negócios pode melhorar os resultados da sua empresa? Baixe nosso e-book para saber como podemos aumentar sua receita com inteligência artificial.

Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário