inteligência artificial (IA) já está presente no nosso dia a dia. Podemos vê-la por trás da geração de propagandas baseadas em preferências ou tendências de buscas, chatbots, serviços de atendimentos atualizados e linhas de produção que funcionam basicamente sem interação humana.

A tendência é que as operações menos estratégicas sejam cada vez mais designadas a máquinas, substituindo, assim, o trabalho humano. Essa tecnologia pode e deve ser utilizada a favor da sua empresa desde seu planejamento estratégico. Quer saber o motivo? Então, acompanhe as 10 vantagens da inteligência artificial aplicada a negócios!

A partir do momento em que a inteligência artificial é incluída no planejamento e estratégia da empresa, os negócios ganham agilidade e flexibilidade, permitindo que sejam desenvolvidas soluções personalizadas de forma ágil, além de ser possível oferecer resultados mensuráveis aos clientes, parceiros e colaboradores.

Isso tudo é possível por meio da coleta, armazenamento, correlação e análise de dados e informações trazendo diagnósticos precisos e rápidos. Assim, as decisões são tomadas de forma mais inteligente, o que já é uma enorme vantagem competitiva aos negócios, levando a empresa para um outro nível do mercado.

2. Melhor experiência no atendimento ao cliente

Com as redes sociais integrando cada vez mais o dia a dia das pessoas, o posicionamento das marcas frente a concorrência é influenciado diretamente pela opinião dos clientes, por isso, é importante investir na qualidade de atendimento.

As novas tecnologias de computação cognitiva são capazes de entender a linguagem humana e fornecer respostas apropriadas, conseguindo inclusive entender ironias e irritação no tom de voz do cliente.

Dessa forma, elas permitem que os atendimentos passem a ser automatizados, reduzindo o tempo de espera, solucionando os problemas de forma rápida e precisa e coletando dados que serão utilizados para criar experiências personalizadas com base nas expectativas e necessidades dos clientes.

3. Aumento da segurança na área de TI

As empresas têm investido cada vez mais na segurança de seus dados, e a inteligência artificial é capaz de detectar e prevenir ataques à segurança, além de controlar problemas de usuário e automação.

A capacidade de aprender por meio dos algoritmos permite que a IA forneça suporte aos profissionais de segurança da informação, possibilitando uma postura mais proativa desse grupo, pois a tecnologia fornece dados e informações confiáveis para a tomada de decisão.

4. Previsão e redução de erros

Atualmente, já existem softwares que controlam toda a linha de produção por meio da manutenção preditiva, detectando qualquer problema ou alteração no desempenho das máquinas ou falha em algum produto.

Essas ferramentas são altamente sensíveis, conseguindo alertar os gestores imediatamente a respeito dessas ocorrências e ainda prever falhas, analisar riscos e solucionar problemas, evitando grandes perdas ou a refação total do trabalho. Dessa forma, os produtos são entregues com maior rapidez e qualidade.

5. Maior eficiência e produtividade

Otimizar processos garantindo eficiência e maior produtividade é um dos principais objetivos da aplicação da IA. A partir de softwares e máquinas, é possível processar os dados e usar os relatórios para otimizar os processos.

Também é possível integrar os setores da empresa por meio de um único sistema que analisa e controla diversas informações, como logística, marketing, vendas, compras, estoque, produção e financeiro.

6. Aumento da automação

As empresas atualmente estão muito dependentes de ferramentas de comunicação cuja interação humana é necessária, como telefonemas, emails, mídias sociais e atendentes. A IA, no entanto, é capaz de propiciar um ambiente no qual a comunicação seja automatizada.

No entanto, não associe essa possibilidade com aqueles chats mais antigos, nos quais os robôs só respondiam perguntas específicas e sem nenhum tipo de personalização.

Hoje em dia, a Inteligência Artificial permite análise dos dados das conversas antigas e do cadastro, de modo que os chatbots (como são chamados os robôs de atendimento) podem ser programados para verificar as mensagens e responder os clientes com precisão.

Também, o aprendizado de máquina da IA permite que sua empresa seja proativa nas comunicações com os clientes, realizando, por exemplo, consultas e pesquisas para melhorar a qualidade dos serviços e verificar a satisfação.

7. Economia de tempo

Todo gestor de recursos humanos sabe que os funcionários não dedicam 100% do seu tempo no trabalho para executar as tarefas da empresa. Afinal, o nosso cérebro tem necessidades de interação com outras pessoas, fatiga-se facilmente com atividades repetitiva.

Também, há uma limitação física e psicológica natural da nossa espécie. Isso não significa que a mão de obra humana é inferior. Pelo contrário, ela é tão valiosa que deve ser guardada para os processos mais importantes da sua empresa — os quais provavelmente exigem inteligência, criatividade e versatilidade.

Mesmo assim, a IA pode ser uma ótima aliada na otimização do tempo. Afinal, os robôs não se cansam após executar a mesma tarefa por horas. Eles podem, portanto, funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana se você tiver uma boa infraestrutura de TI. Ademais, ela pode ser aplicada em vários em vários setores do negócio, como:

  • recursos humanos: ela pode auxiliar na contratação de funcionários, por exemplo, percebendo o padrão de rotatividade deles nas empresas ou, então, analisar vários currículos ao mesmo tempo e selecionar aqueles voltados para o perfil da vaga;
  • integração de sistemas: algumas empresas contam com várias plataformas para realizar tarefas empresariais, como CRMs para o relacionamento com o cliente, sistemas de gestão financeiras, softwares de vendas etc. As informações são armazenadas em bancos de dados e frequentemente exigem um funcionário para passar os dados entre tabelas. Assim, quando uma venda é registrada em um software, ela será automaticamente atualizada nos demais pelo robô.  Atualmente, há robôs de processos empresariais (RPA) que podem executar essas tarefas sem dificuldade;
  • marketing: as plataformas de IA para marketing conseguem perceber os padrões de consumo de produtos e conteúdos do cliente por meio da interação com o blog, o site e o e-commerce. A partir disso, o próprio robô pode escolher produtos para disparar campanhas de e-mail marketing.

Além disso, outra grande vantagem dos robôs é que eles praticamente não cometem erros e podem, até mesmo, ajudar a diminuir os erros cometidos pelos funcionários, a prevenir gargalos e encurtar o processo das atividades da empresa.

8. Qualificação da mão de obra

É um mito dizer que a tecnologia, em especial a IA com seus robôs, trará o desemprego para as pessoas e dificultará a inserção delas no mercado de trabalho.

Pelo contrário, ao introduzir esse recurso na sua empresa, será necessária a contratação de colaboradores qualificados para desenvolver, gerenciar e operar os robôs e as ferramentas. Isso resulta em uma perspectiva maior de crescimento e qualificação profissional.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, muitas dessas tarefas não precisam de educação de nível superior. No futuro, provavelmente muitas escolas estarão oferecendo cursos técnicos de nível médio para várias profissões novas, como treinador de robôs, manutenção de infraestrutura de TI etc.

9. Facilitação da tomada de decisões

Hoje em dia, em cada interação com computadores, os seus funcionários e clientes estão produzindo mais e mais dados que podem ser aproveitados para a tomada de decisões diária. Após a análise dos grandes bancos de dados (Big Data), os sistemas de IA são capazes de acumular conhecimento e simular os melhores caminhos para tomar uma decisão sobre determinado processo.

Essa tecnologia associada ao aprendizado de máquina pode, por exemplo, dizer aos gestores se a empresa está pagando muito caro nos impostos. No setor de recursos humanos, o gestor pode criar uma série de indicadores de produtividade e eficiência para que os robôs acompanhem os resultados de cada funcionário.

Assim, a máquina vai enviar automaticamente relatórios para a gestão e indicar quais funcionários precisam de um feedback no momento, seja para correção de rumos seja para elogios.

10. Assistência em tempo real

Obter a satisfação dos clientes é um dos maiores objetivos das empresas atualmente. Com o uso da IA, é possível criar chatbots os quais darão assistência em tempo real. Desse modo, sua empresa pode inseri-los no site de e-commerce para realizar várias funções, como:

  • tirar dúvidas a respeito de produtos;
  • responder questionamentos a respeito de formas de pagamento, fretes, funcionamento de pontos de venda físicos, entre outros;
  • atualizá-los a respeito do andamento dos seus pedidos;
  • oferecer ofertas a respeito dos produtos deixados no carrinho de compras anteriormente etc.

Também, por meio da coleta de dados dos clientes, a IA é capaz de oferecer produtos com base nas interações com os chatbots.

Além disso, a IA pode ter um papel proativo na assistência ao cliente, procurando resolver seus problemas e dores antes que ele procure os canais de atendimento. Por exemplo, o aplicativo da sua empresa poderá utilizar os sensores de geolocalização para informar quando o cliente está dentro dos pontos de venda.

Diante disso, o app buscará informações em serviços de condições climáticas ou de trânsito para ajudá-lo a encontrar a melhor rota para voltar para a casa. Essas facilidades são um diferencial enorme para cativar e impressionar seus clientes.

As possibilidades são muito amplas e, por isso, é importantíssimo contar com a consultoria de uma empresa experiente para explorar as ferramentas que seriam mais estratégicas para seu negócio no momento atual.

Em alguns anos, acreditamos que praticamente todos os setores dos negócios utilizarão robôs em algum de suas tarefas. Quem não utilizar provavelmente perderá vantagens competitivas importantes.

Como vimos ao longo deste post, são inúmeras as vantagens da inteligência artificial aplicada aos negócios, aumentando a competitividade, a produtividade e a segurança da informação, melhorando o atendimento ao cliente e prevenindo e reduzindo os erros.

Todas essas vantagens fazem com que o tempo das operações seja reduzido, além de maximizar os lucros e resultados da empresa com impacto significativo no posicionamento da marca.

Quer saber mais sobre como a inteligência artificial aplicada a negócios pode melhorar os resultados da sua empresa? Então, baixe nosso e-book para saber como podemos aumentar sua receita com inteligência artificial.

Powered by Rock Convert
Beluga
Autor

No blog Beluga você encontra o melhor conteúdo sobre data science, machine learning e inteligência artificial para alavancar sua empresa através dos seus dados.

Escreva um comentário